FAIL (the browser should render some flash content, not this).

 

Novo projecto desafia público

a saber mais sobre resistência aos antibióticos

O Centro Ciência Viva de Sintra, em parceria com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, foi um dos vencedores do concurso “Literacia em Saúde” 2014 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O projecto “Resistência adquirida – um contributo para controlar o fenómeno da resistência aos antibióticos” foi favoravelmente apreciada pelo júri de selecção, que considerou que o mesmo se adequava à temática “Os Cidadãos e a Saúde: melhorar a informação, melhorar a decisão”, e que tinha componente de inovação, determinante para ser aprovada e financiada.

A verba de 19.825€ vai ser usada para aumentar a literacia em saúde da população sobre a resistência aos agentes antimicrobianos, nomeadamente através da concepção de uma exposição “Resistência adquirida – Ameaça global”, com apoio científico do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa, em torno da qual se vão organizar sessões informativas de esclarecimento, seminários com profissionais da saúde e investigadores, bem como a elaboração e distribuição de brochuras.

O Centro Ciência Viva de Sintra faz parte da Rede Nacional de Centros de Ciência, apoiados pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, e está aberto ao público desde 2006 na Antiga Garagem do Carro Eléctrico, Estrada Nacional 247 em Sintra, por iniciativa da Câmara Municipal de Sintra.
No Centro Ciência Viva de Sintra faz-se divulgação e promoção científica e tecnológica, através de 37 módulos interactivos que abordam temas relacionados com o corpo humano, fenómenos químicos e físicos, energias renováveis e ambiente. Inclui também uma secção do Espaço e Astronomia, com um Planetário móvel e um giroscópio.

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) é um instituto de investigação e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Tem como missão desenvolver investigação científica e educação pós-graduada nas áreas da química, biologia e tecnologias associadas, ao mesmo tempo que serve a comunidade e desenvolve actividades de extensão universitária para a promoção da ciência e da tecnologia. O tema da resistência das bactérias aos antibióticos é um dos temas de investigação deste instituto. Vários laboratórios do ITQB colaboram entre si para conhecer melhor como funcionam as bactérias patogénicas ou que estratégias usam para escapar aos antibióticos. Um dos objectivos dos investigadores é encontrar novas formas de combater o crescente problema da resistência aos antibióticos.

Na edição anterior deste concurso da Fundação Calouste Gulbenkian, apenas seis projectos foram financiados num total de 276 candidaturas. Este é o primeiro projecto em Literacia em Saúde que resulta de uma parceria entre um Centro Ciência Viva e um instituto de investigação. 

 

logos

Imprimir esta Página

Uma vida a aprender para continuar sempre a crescer!